quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PONTES PRECISAM DE DUPLICAÇÕES


Sem perspectiva projeto de ampliação a rodovia Eng. Elisio Galvão Filho, RN/041, continuam com pontes de mão única, apresentando desgastes na estrutura interna,além de causar risco de acidentes aos que trafegam por ela



Quem trafega pela rodovia Elísio Galvão Filho (RN/041), localizada na região do Seridó Oriental, que liga os municípios serranos de Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Cerro Corá e Bodó a cidade de Currais Novos, se depara com uma estrada mal sinalizada, em sua completa extensão, apertada e sem acostamentos, que por sua vez, oferece riscos de acidentes à pessoas que viajam em automóveis, bicicletas e motocicletas.  



 De acordo com dados do DETRAN – RN, a frota de carros no Rio Grande do Norte mais que dobrou em menos de dez anos. Levantamentos mostram que em 2005 eram 407.356 veículos, saltando este número para 887.024 no final de 2012. Nesse período 480 mil novos automóveis passaram a circular no estado. Ainda conforme levantamento de Departamento de trânsito, a quantidade atual conta com quase 910 mil veículos. 


Na Serra Santana, na última década dos anos 2000, a quantidade de carros e motos aumentou consideravelmente. Isto se levado em consideração ao desenvolvimento econômico, sobretudo do município de Lagoa Nova. Hoje pela rodovia RN/041 passa toda produção comercial e agrícola local. Além dos carros de pequeno porte, Verifica-se também um alto fluxo de carretas, caminhão e maquinas usada na montagem de um gigantesco parque eólico que está sendo construindo no alto da Serra. 





SEM SINALIZAÇÃO





As pontes da rodovia Engenheiro Elísio Galvão Filho, nas imediações do Saco e Malhada da Areia, começam a apresentar desgastes estruturais em suas bases, devido ao constante tráfego de carros pesados. Hoje, a largura das pontes construídas na já distante a década de 80, durante o governo Geraldo Melo, não atendem as expectativas de melhoria da mobilidade e desenvolvimento econômico da Serra. Haja vista que estas, não recebem constantes reparos e manutenções por parte do governo do Estado. “Esta estrada está muito movimentada, toda produção agrícola da a Serra de Santana é transportada por esta BR. Inclusive está passando muitos carros pesados da energia eólica e estão precisando que a governadora duplique estas pontes para beneficiar as cidades serranas”, afirma Inácio Luis de Medeiros. Taxista há 13 anos. 


As margens da RN/041 observa-se uma  destacada quantidade de cruz, indicando que já houveram muitas mortes, ocasionadas por acidentes automobilísticos. Isso se deve a desastrosa combinação entre álcool, direção e pista mal sinalizada e estruturada.


Para promover um transito seguro, além de uma boa sinalização é necessário que o governo do Estado invista em uma boa engenharia de estrutura de trafego de maneira continuada, como por exemplo, duplicando as pontes de mão únicas, localizadas próximas as curvas mal sinalizadas.  Aperfeiçoar a qualidade das vias construindo acostamentos e ciclovias, aliadas a uma boa educação de trânsito, podem colaborar para um melhor fluxo de veículos, diminuindo acidentes além de proporcionar mais conforto.




































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