quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL LEVA ESTUDANTE SERIDOENSE PARA ESTUDAR NA IRLANDA



9607Tácito com seus pais Lima e Bernadete, e sua irmã Tábata Louise

Nascido em Jardim do Seridó, o jovem estudante Tácito Cunha Lima embarcou nesta terça-feira (27) para a cidade de Limerick, na Irlanda, onde deverá continuar seu curso de Engenharia Elétrica, iniciado em 2009 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Tácito vai ampliar seus conhecimentos na Irlanda, cumprindo uma grade curricular focada em estudos sobre Energias Renováveis, que terá a duração de 01 ano. O universitário está recebendo apoio do Governo Federal, através do Programa Ciências sem Fronteiras.


Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.


O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário