quinta-feira, 15 de agosto de 2013

SOBRE AS MANIFESTAÇÕES


por Tonny Medeiros








O que antes era apenas um movimento contra o aumento nas passagens do transporte público de Natal, tornou-se uma das maiores ondas de protestos da história recente do nosso país. O anseio por melhorias em diversos setores se misturou com a revolta do povo contra a corrupção, o movimento cresceu e tomou conta de todo o país, já não se tratava mais de míseros vinte centavos.



Vimos o que há muito tempo não acontecia, o povo nas ruas em grandes manifestações em diversas capitais brasileiras, o que não ocorria desde o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Nossa Carta Magna logo no primeiro parágrafo trás nossa maior garantia, a de que todo o poder emana do povo. E o povo fez valer esse direito.


A par desse direito a população em sua maioria de forma pacifica tomou conta das ruas reivindicando melhorias na saúde, segurança, transportes públicos e uma infinidade de outros anseios, um movimento histórico que serviu de aviso à classe politica! O poder é do povo.


A onda de manifestações que tomou conta do Brasil não deixou apenas saldos positivos, arruaceiros patrocinaram a desordem e o movimento perdeu seu foco, saques e depredações mancharam a ideia inicial de um Brasil melhor e mais justo. É totalmente sem sentido reivindicar qualquer coisa quando se usa a destruição para exigir, não é destruindo e saqueando que se consegue algo, não é agindo á margem da lei que se consegue respeito para um movimento, não é com vandalismo que se moraliza o Brasil.


Não é lógico pensarmos em um movimento que luta por melhorias na educação e ao mesmo tempo depreda o patrimônio público, monumentos históricos e bens da humanidade como as construções de nossa capital federal Brasília. Como podemos ser um povo mais culto, mais desenvolvido destruindo nosso patrimônio cultural e nossa história?


Nossa geração tem o privilégio de viver em um país livre e democrático em que temos o direito constitucional de pensar o que quiser, política ou filosoficamente, temos o direito de nos manifestarmos e podemos ir e vir a qualquer hora dentro do território nacional, essas conquistas parecem simples, mas são direitos que custaram muitas lágrimas e muitas vidas para serem conquistados, por outros que vieram e lutaram antes de nós, por isso não podemos permitir que o sacrifício deles torne-se em vão. 


A aversão da população aos partidos políticos e toda classe politica é compreendida devido a anos de impunidade e descredito, uma relação corroída em que não se melhora do dia pra noite. Porem o direito à filiação partidária e existência de partidos políticos no Brasil é um marco da democracia.  E a única forma de governo onde não existem partidos políticos e não existem representantes eleitos pelo povo chama-se ditadura, e isso ninguém quer... 


Os jovens que protestaram com ímpeto contra a corrupção terão a mesma determinação na hora de votar? Ou continuaram escolhendo os mesmos corruptos de sempre? Fica a pergunta no ar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário