quinta-feira, 15 de agosto de 2013

VEREADOR ODON JÚNIOR TRAZ A MACAMBIRA E NEGROS DO RIACHO ASSESSORA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


Atendendo convite do vereador Odon Júnior, a assessora institucional da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Vera Gomes, e a representante da Fundação Cultural Palmares, Maria José da Silva visitaram as comunidades quilombolas dos Negros da Macambira, em Lagoa Nova e dos Negros do Riacho, em Currais Novos, o objetivo foi mostrar os programas do Governo Federal para comunidades quilombolas.


A equipe chegou na quinta feira pela manhã em Currais Novos onde participou de uma reunião sobre as políticas públicas para igualdade racial na cidade com o prefeito em exercício do município, João Gustavo, o vereador Odon Junior, o procurador do municipio, Rafael Diniz, representantes quilombolas alguns secretários e assessores. Vera apresentou o “Programa Brasil Quilombola” que possui como principais objetivos a garantia do acesso à terra; ações de saúde e educação; construção de moradias, eletrificação; recuperação ambiental; incentivo ao desenvolvimento local; pleno atendimento das famílias quilombolas pelos programas sociais, como o Bolsa Família; e medidas de preservação e promoção das manifestações culturais quilombolas.


Logo em seguida todos foram visitar, conhecer e discutir sobre as dificuldades da comunidade quilombola Negros do Riacho. 


Na comunidade, todos foram recebidos pelo presidente da associação dos moradores, José da Silva de Oliveira, de 20 anos, que se disse “feliz e confiante” nas ações que levem melhorias para o povoado. Formada por 67 famílias e cerca de 230 moradores, os “Negros do Riacho” é uma das poucas comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte. José apresentou diversas reivindicações, como a construção de uma Unidade Básica de Saúde, escola e creche para atender toda a população.


Em Lagoa Nova visitaram a Comunidade Quilombola de Macambira, com o objetivo de conhecer as demandas, que está esperando a demarcação da sua terra pelo Governo Federal para que as famílias continuem tirando o sustento da terra.


“Há muito tempo estamos sofrendo com a falta de ações em benefício do nosso povo”, ressaltou o representante da comunidade, Vilmar. A assessora da Presidência afirmou que o preconceito no país ainda é forte e que “políticas de reparação com o afro descendente” devem ser realizadas pelos municípios. “A partir do governo Lula demos início à luta de combate ao preconceito e investimentos em programas que levem melhorias a essas comunidades”, disse Vera.























Nenhum comentário:

Postar um comentário