sábado, 31 de agosto de 2013

VOLTA DOS RESTOS MORTAIS DE EMANUEL BEZERRA DOS SANTOS EM 13/07/1992








Emanoel, natural de Caiçara do Norte-RN, líder estudantil do Colégio Atheneu, foi presidente da Casa do Estudante. Organizou a bancada dos estudantes potiguares para o histórico congresso da UNE, em IBIÚNA-SP, onde foi preso com os demais companheiros. Foi enquadrado no decreto 447 da ditadura militar, e expulso da Faculdade.


Emanuel Bezerra dos Santos foi preso em Recife/PE, no dia 16 de agosto e torturado no DOPS daquele estado durante alguns dias. 


O policial que os prendeu e torturou, Luis Miranda transferiu-os para o delegado Sérgio Fleury, do DOPS/SP onde foram trucidados no 3° andar. As fotos do Instituto Médico Legal mostram um corte no lábio inferior produzido pelas torturas, que o legista Harry Shibata afirmou ser fruto de um tiro. Segundo denúncia dos presos políticos Emanuel foi morto sob torturas no DOI/CODI-SP, onde o mutilaram, arrancando-lhe os dedos, umbigo, testículos e pênis.


Foi enterrado como indigente no Cemitério de Campo Grande/SP. Em 13 de março de 1992, seus restos mortais, depois de exumados e periciados pela UNICAMP, foram trasladados para a sua terra natal, Caiçara do Norte-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário