quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Zeca Araújo promove palestra sobre educação ambiental para funcionários da ZAJA Confecções




O empresário Zeca Araújo de Cerro Corá recebeu na ultima terça-feira (20), na sede da ZAJA Confecções, a visita de mais um consultor do SENAI/RN. Voltado ao setor de meio ambiente, o senhor Bhaskara Canan proferiu palestra de sensibilização e educação ambiental junto aos funcionários da organização, que ouviram atentamente os relatos do profissional quanto aos diversos problemas causados pelo descaso do homem com a natureza e as consequências atuais e futuras que o planeta ainda poderá sofrer. O objetivo principal da ação foi envolver os colaboradores no Programa P+L, ou, Produção Mais Limpa, projeto de gestão ambiental que a empresa já vem desenvolvendo desde 2012. 





O conceito e a aplicação de processos de Produção Mais Limpa é uma das pautas defendidas na Organização das Nações Unidades (ONU), e que vem sendo amplamente desenvolvido no Brasil. Os programas de P+L têm por finalidade desenvolver uma estratégia técnica, econômica e ambientalmente integrada aos processos de produção e serviços das empresas, visando diminuir custos e agressões ambientais por meio do aumento da eficiência do uso de matérias-primas, como água, energia e a redução ou reciclagem de resíduos.





Preocupado desde sempre com a preservação do meio ambiente, Zeca já desenvolve ações "ambientalmente corretas" na nova sede da empresa, como: 


  1. Melhor aproveitamento da luz e da ventilação natural durante o dia com a implantação de diversas janelas ao longo do galpão; 

  2. Construção de uma cisterna para armazenagem e aproveitamento da água da chuva; 

  3. Aquisição de caixas de descarga sanitárias com sistema de duplo comando, de 3 e 6 litros;

  4. Utilização de lâmpadas fluorescentes em todos os setores e máquinas com motores modernos que contribuem para a economia de energia;

  5. Reaproveitamento da água proveniente de banho e lavagem das mãos, devidamente tratada, para descargas sanitárias, entre outros.



Quanto aos resíduos gerados pelo processo produtivo, o empresário, juntamente à equipe de gestão ambiental da ZAJA, já vem pensando em desenvolver um novo projeto, desta vez voltado à toda comunidade cerrocoraense, o que pode ser divulgado em breve.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário