sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SESC PROMOVE I ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA DO SERIDÓ





 
No dia 28 de outubro, o SESC promoverá o I Encontro de Bandas de Músicas do Seridó, em comemoração ao centenário da composição da valsa “Royal Cinema” do celebre maestro Antônio Pedro Dantas (Tonheca).

Bandas participantes:

Filarmônica “24 de outubro cruzeta.
filarmônico maestro Felinto Lucio Dantas acari filarmônica onze de dezembro - carnaúba dos Dantas
Filarmônica Elino Julião - timbaúba dos batistas
Filarmônica Jimmy brito - São José do Seridó
Banda Euterpe jardinense - Jardim do Seridó
Banda recreio caicoense - Caicó
Filarmônica 11 de fevereiro - parelhas
Filarmônica monsenhor Militão - campo grande
Filarmônica Dr. Rui Pereira dos santos - Serra Negra do Norte.


PARA SABER MAIS

Antônio Pedro Dantas (1871-1940), filho de João José Dantas e da escrava alforriada Vicência Maria do Espírito Santo, natural de Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte, Brasil. Tonheca Dantas, como era conhecido, foi músico, compositor e maestro, sendo autor de uma obra de mais de mil peças musicais.

Despertou seu gosto pela música desde garoto, aprendendo com seus irmãos, em uma banda de música de sua cidade. Jamais teve formação superior como músico, sendo autodidata. Em 1898 foi contratado como maestro da Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, função que exerceu por três anos. Em 1903 mudou para Belém do Pará, sendo contratado como regente da Banda de Música do Corpo de Bombeiros em 1910 foi para a Paraíba onde regeu as bandas de música das cidades de Alagoa Grande e Alagoa Nova. Retornou definitivamente em 1911 para Natal onde passou a integrar a Banda de Música da Polícia Militar.

Sendo compositor de uma vasta obra até hoje executada pelas bandas filarmônicas Brasil a fora e até mesmo no exterior, é de sua autoria a Valsa Royal Cinema, que compôs para um cinema da cidade do Natal, pertencente a um amigo. Esta valsa foi tocada exaustivamente pela Rádio BBC de Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, infelizmente executada como sendo de “autor desconhecido”.

Suas composições eram principalmente valsas, mas também dobrados, maxixes, hinos, xotes, polcas, marchas e outros gêneros musicais orquestrados. São obras famosas também a Valsa Delírio, a suíte Melodia do Bosque, Valsa A Desfolhar Saudades, a marcha solene Republicana e o dobrado Tenente José Paulino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário