quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

VEREADORES DE LAGOA NOVA DEBATEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA


Por: Eliabe Alvres




 


Através de proposição do vereador Lourival Adão (PTB), aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal, aconteceu no dia 03 de dezembro de 2013 no Centro de Treinamento Rural da Emater a Audiência Pública sobre a situação do abastecimento de água de Lagoa Nova.
No final do mês de outubro e início de novembro, ocorreu uma pane no bombeamento de água da Adutora da Serra de Santana que comprometeu o abastecimento de água nas áreas rurais e urbanas prejudicando toda à população serrana.
Estiveram presentes na Audiência Pública vários representantes de associações comunitárias rurais, imprensa, EMATER, vereadores de Lagoa Nova, o Prefeito João Maria, o vereador Odon Jr de Currais Novos, CONISA e CAERN.
Nas falas da reunião foi cobrada uma maior transparência das informações sobre a distribuição de água no município e que seja  informado aos bairros e comunidades rurais os dias que chegam água nas torneiras.
Manoel Frade, representante da CONISA afirmou não ser viável a divulgação dos dias e locais de distribuição de água devido à irregularidade no bombeamento e que a partir de 14 de novembro o bombeamento de água da Adutora foi regularizado.
O consumidor Ruxley Bernardino apresentou de forma enfática a sua indignação com o serviço de abastecimento de água em Lagoa Nova cobrando um posicionamento sobre as contas de água dos consumidores que foram pagas e a água não chegou nas casas da população.
O represente Clovis da CAERN afirmou existir legislação que impede o uso indiscriminado de água e que foi contestada pelo representante da CONISA que afirmou não existir nenhuma lei que impeça o fornecimento de água mesmo que utilizada em grande volume para irrigações.
O vereador Odon Jr de Currais Novos reforçou a necessidade de haver um trabalho de conscientização em escolas e comunidades rurais e afirmou que a população deve fiscalizar quem está usando água indevidamente denunciando a CAERN, CONISA e até mesmo ao Ministério Público.
O acesso à água é um direito coletivo do povo que deve ser bastante discutido para que desigualdades na sua distribuição não venham a comprometer essa necessidade básica da vida.


 


Publicado por: Rayssa Aline/ Gazeta da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário